Ferritina alta ou baixa: o que isso significa?

Ferritina Saúde

A ferritina é uma proteína que reflete o estoque de ferro no corpo, desempenhando um papel fundamental em vários processos orgânicos, sendo o mais importante a produção de hemoglobina, a qual transporta o oxigênio para os tecidos.

Se a ferritina está baixa, isso normalmente indica a falta de ferro no sangue, e com menos ferro a produção de hemoglobina e de glóbulos vermelhos será prejudicada, levando no longo prazo, a anemia por falta de ferro ou também chamada de anemia ferropriva.

Em adultos, a ferritina baixa costuma ser um indicador de perda sanguínea, se a pessoa possui anemia é muito importante dosar a ferritina para avaliar essa possibilidade. 

Já a ferritina alta, pode ter causas várias, vamos destacar as quatro mais importantes:

  1. Infecções agudas ou crônicas, em pacientes com essas infecciosa, o organismo aumenta a liberação de ferritina na corrente sanguínea;
  2. Problemas no fígado. A ferritina fica armazenada principalmente no fígado, e se existe algum problema no funcionamento do fígado, pode haver uma liberação maior de ferritina;
  3. Aumento do ferro no sangue. Como a ferritina é o estoque de ferro, caso haja a entrada de ferro no organismo através de transfusões sanguíneas e o consumo de alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, também podem influenciar nesses níveis. Vale mencionar ainda a hemocromatose, uma rara doença hereditária que causa acúmulo excessivo de ferro no organismo.
  4. Hemocromatose hereditária. É uma doença genética bastante rara que causa alteração nos mecanismos que regulam a entrada de ferro no organismo, permitindo que entre mais ferro do que o necessário.

Em geral, um aumento moderado nos níveis de ferritina não é motivo de preocupação. No entanto, quando esses níveis ultrapassam a marca de mil, existe a possibilidade de uma condição implícita que está causando um acúmulo significativo de ferro, o que pode levar a problemas de saúde mais sérios. Portanto, é essencial procurar orientação médica nesses casos.

Tratamento

Como existem diversas causas diferentes para a ferritina elevada, é possível imaginar que o tratamento varia em cada caso.

É importante ressaltar que a investigação para o entendimento da causa é fundamental, essa avaliação inicial pode ser feita pelo médico de sua preferência, mas em caso de dúvidas de diagnóstico ou em casos de níveis muito altos, é recomendável que a investigação seja feita por um médico hematologista.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *